O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou um projeto de lei para proibir a publicidade de casas de apostas esportivas online, as chamadas bets. A proposta chegou à Mesa Diretora da Câmara na terça-feira 10.
A restrição também valeria para empresas de apostas offline e se aplicaria a todos os meios de comunicação, como rádio, televisão, jornal, redes sociais e internet em geral. Se a matéria prosperar, também vedará a publicidade em placas e uniformes – atualmente, as bets patrocinam diversos clubes de futebol no Brasil.
Segundo Lopes, o problema gerado pela proliferação de casas de apostas “criou uma legião de viciados, arruinando financeiramente famílias e adoecendo apostadores”.
“Diante de tantos argumentos que demonstram os efeitos negativos dos jogos de azar, é imperativo que se proíba a publicidade, a divulgação e a propaganda de qualquer plataforma ou meio de aposta, para proteger as pessoas deste terrível e arruinador vício.”
O “vírus do tigrinho” é o tema da edição impressa de CartaCapital nesta semana. A reportagem de capa da revista informa que, em um país onde 43% da população afirma não ter segurança financeira, a consultoria PwC do Brasil mostra que, para as duas classes da base da pirâmide social, as apostas já equivalem a 76% das despesas mensais com lazer e cultura e a 5% do que é destinado à alimentação. Pesquisas estão sendo realizadas para mensurar também o impacto das bets e dos tigrinhos no orçamento destinado à educação das famílias.
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