O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 48,7% dos eleitores paulistanos e reprovado por outros 47,9%. O desempenho consta na nova edição do levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira 19.
As mudanças em relação ao último levantamento, de junho, são sutis: naquele mês, Lula tinha 49% de aprovação e 46,9% de reprovação. Os percentuais, portanto, variaram dentro da margem de erro, que é de 2,6 pontos percentuais.
Por camada social, Lula salta a 52,3% de aprovação entre as mulheres e tem bom desempenho nas faixas mais jovem (49,7% de aprovação no eleitorado entre 16 e 24 anos) e mais velha (56,6% entre os eleitores com mais de 60 anos) da população que vive em São Paulo.
Quem concluiu apenas o ensino fundamental e não faz parte da população economicamente ativa também aponta aprovação maior ao governo petista. São 56,9% e 57,4%, respectivamente.
Homens, eleitores de 25 a 34 anos e paulistanos com escolaridade média reprovam Lula mais do que a média geral. Veja os números:
Por fim, a pesquisa indica ainda que Lula faz um governo ‘bom ou ótimo’ para 34,5%. A avaliação ‘regular’ alcança 25,9% dos entrevistados. ‘Ruim ou péssimo’ somam 37,9%.
A pesquisa ouviu pessoalmente 1.500 eleitores da cidade de São Paulo entre os dias 14 e 17 de julho. A margem de erro geral é de 2,6 pontos percentuais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
O levantamento, em seu capítulo principal, traz os cenários eleitorais para a disputa pela prefeitura da cidade, com Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) tecnicamente empatados. Leia a íntegra abaixo:
Sao-Paulo_Jul2024-Midia