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Fruki celebra 100 anos com nova planta industrial

Fruki celebra 100 anos com nova planta industrial



Há exatos 100 anos, em 29 de abril de 1924, quando entrou oficialmente em funcionamento a fábrica de Bebidas Kirst & Cia, em Arroio do Meio, Emílio Kirst não poderia imaginar o tamanho do legado que deixaria às gerações seguintes da família. Naquele ano, surgia uma pequena cervejaria que produzia apenas 200 garrafas por dia. Um século depois, com duas fábricas, a Fruki Bebidas é capaz de produzir 620 milhões de litros de bebidas por ano. Quem está à frente das comemorações desta trajetória centenária é Aline Eggers Bagatini, que há cinco anos é diretora-presidente. Formada em Administração na Ufrgs, é pós-graduada em Finanças e em Marketing (ambas na FGV). Desde 2019, Aline lidera a implantação de uma cultura organizacional focada na inovação, no aumento da produtividade e no crescimento sustentável, sem perder a essência da empresa.

Empresas & Negócios – A Fruki completa 100 anos de atuação hoje, dia 29 de abril. Quais os principais acontecimentos marcaram a trajetória da empresa?

Aline Eggers Bagatini – A trajetória da Fruki Bebidas nos orgulha e traz muitos fatos marcantes, a exemplo do começo da produção, em 1924, em Arroio do Meio/RS. Emílio Kirst, meu bisavô – junto de seus três filhos, Bruno, Albano e Walter Kirst – iniciou o sonho com uma pequena fábrica de cerveja, que produzia apenas 200 garrafas por dia. A marca Bella Vista foi utilizada desde o ano de inauguração da empresa. Além de cervejas, eram produzidos refrigerantes, água de mesa, xaropes, cachaças, vinagres, vinhos e aperitivos. O ano de 1971 é o primeiro grande marco, com a mudança para a sede administrativa de Lajeado e a criação da marca Fruki. Em 1998, ampliamos as sedes administrativas e industriais. A virada do milênio é marcada pelo lançamento, em 2001, de Água da Pedra, hoje um dos nossos principais produtos, e pelas inaugurações dos Centros de Distribuição (CDs). Em 2018, chegamos ao mercado de Santa Catarina. Como consequência, inauguramos, em 2019, em Blumenau, nosso primeiro CD no estado vizinho. O final de 2023 é marcado pela inauguração do segundo CD catarinense, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, e pelo começo da produção da nova fábrica, em Paverama/RS, que simboliza toda essa expansão e representa o nosso futuro nos próximos 100 anos.

E&N – Qual o perfil da empresa em termos de faturamento, número de fábricas, volume de produção, produtos fabricados, empregos diretos e indiretos?

Aline – Uma das nossas grandes conquistas é crescer de forma sustentável. Temos batido recordes ano após ano em faturamento. Conseguimos ampliar o número de fábricas, com a inauguração da planta de Paverama, que se soma à de Lajeado. Nossa capacidade produtiva passou de 420 milhões para 620 milhões de litros por ano. Atualmente, o portfólio é composto por linhas de refrigerantes, águas, sucos, energéticos, refrescos e cervejas. Temos como principal ativo o nosso time de profissionais qualificados e engajados no negócio, que, hoje, são mais de mil diretamente. As contratações indiretas variam bastante conforme a época do ano, sendo mais expressivas nos meses de calor.

E&N – Há previsão de novidades no portfólio? De que forma são definidos os novos produtos?

Aline – Temos produtos para diversos momentos do dia e para todas as ocasiões de consumo. Estamos sempre atentos às demandas do mercado e dos consumidores. Nosso portfólio dispõe de mais de 100 SKUs e dentro desse universo, há muitas possibilidades. Nos energéticos, por exemplo, iniciamos com os principais sabores da categoria e partimos para a inovação com sabores exclusivos. Para 2024, temos previstos mais dois lançamentos de Elev Energy Drink e também chegará aos pontos de venda a nova identidade visual de Água da Pedra, agora na linha PET.

E&N – Quais foram os resultados de 2023 e o que a empresa projeta para este ano?

Aline – Faturamento 16% maior do que 2022 e aumento de 9% no volume de vendas, na mesma comparação. Se pegarmos os recortes por Estado, também sobre 2022, no Rio Grande do Sul, melhoramos 13% em faturamento e 5% em volume de vendas, enquanto em Santa Catarina os crescimentos alcançaram as marcas de 41% e 31%, respectivamente. Projetamos fechar 2024 com 18% de crescimento no faturamento na comparação com 2023.

E&N – De que forma a mais recente fábrica da Fruki Bebidas contribui na capacidade de produção?

Aline – Substancial é a palavra que melhor define. Antes da inauguração, estávamos nos limites de produção e armazenamento. A unidade de Paverama chega para suprir a demanda de expansão da empresa. Com apenas uma linha de produção, a fábrica gerou um incremento de 50% da nossa capacidade produtiva, graças ao maior investimento da nossa história, de R$ 190 milhões. A estrutura é, certamente, uma das mais modernas da América Latina.

E&N – O que o investimento na nova fábrica e sua inauguração representam para o futuro da empresa?

Aline – A planta industrial de Paverama representa nosso olhar para frente. É a realização de um sonho que foi planejado durante muitos anos e agora se torna realidade, num momento importante da nossa história, no qual completamos 100 anos. Temos oportunidade de seguir nossa trajetória de crescimento e iniciar um novo ciclo, com novos lançamentos, alta qualidade de produtos e serviços, melhora da distribuição, compromisso com o alto nível de atendimento e chegada a novos PDVs. Olhando ainda mais para a frente, estamos com espaço pronto para instalar mais uma linha e projetamos o terreno para construção de mais uma área de 14mil m², igual à atual. Além disso tudo, a fábrica oportuniza a criação de novas parcerias a partir da possibilidade de industrialização para terceiros.

E&N – Qual é o objetivo da Fruki Bebidas ao investir em tecnologias avançadas em sua nova fábrica?

Aline – Somos uma empresa que inova e se moderniza com o cuidado de manter nossa essência. É preciso acompanhar ininterruptamente o mercado sob o risco de ficar para trás. E a Fruki Bebidas sempre olhou para a frente, encarou os desafios, buscou novas tecnologias e investiu em gestão para se manter atualizada. A gestão do negócio precisa estar em constante evolução. Aqueles que param e consideram que chegaram onde queriam, possivelmente, começam a regredir a partir deste ponto. A nova fábrica está embarcada no que tem de mais recente em tecnologia para o setor. A linha adquirida é uma solução completa com conceitos da Indústria 4.0, aumentando a eficiência energética e confiabilidade dos equipamentos. O ambiente foi projetado visando, também, o bem-estar dos nossos profissionais, com melhor ergonomia para todos.

E&N – Como o novo Centro de Distribuição da Fruki Bebidas em Biguaçu, Santa Catarina, contribuirá para a logística?

Aline – Cada inauguração de CD possibilita que a gente se aproxime cada vez mais dos nossos clientes e consumidores, melhorando continuamente o nosso nível de serviço. Hoje, temos nove CDs, contabilizando as duas fábricas, que também são pontos de armazenagem e distribuição. A inauguração em Biguaçu (SC) representa nossa atenção ao mercado catarinense, onde temos o objetivo de ampliar atuação e investimentos. A instalação da unidade na Grande Florianópolis leva em consideração a relevância da região, que se destaca pela força econômica, pelo seu parque tecnológico e pelo turismo. A localização estratégica garante mais agilidade e qualidade de serviço. O CD atende 17 municípios do litoral, de Laguna e Balneário Camboriú.

 



Fonte: Jornal do Comércio

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