O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) empurrou e retirou à força um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira 16. A briga começou no hall de entrada do anexo III, que dá acesso ao corredor onde funcionam as comissões temáticas da Casa.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a discussão com o influenciador Gabriel Costenaro. Nas imagens, é possível ver o integrante do MBL chamando Braga de “burro” e afirmando que a mãe dele, a ex-prefeita de Nova Friburgo (RJ) Saudade Braga, seria “corrupta”.
Assessores e parlamentares tentaram intervir, mas o bate-boca escalou. Glauber, então, passou a empurrar o influenciador para fora do prédio, enquanto proferia palavras de ordem. Do lado de fora, o deputado foi contido por algumas pessoas.
CartaCapital tenta contato com Glauber Braga e sua assessoria, mas não obteve retorno até o momento. A reportagem apurou que o deputado e os integrantes do MBL envolvidos no episódio foram encaminhados ao Departamento de Polícia Legislativa.
No depoimento, ele teria dito que foi insultado por Costenaro quando passava por um corredor da Câmara. Glauber e o influenciador têm um histórico de troca de farpas – o parlamentar também relatou ter sido intimidado por ele em pelo menos outras cinco ocasiões.
Glauber Braga expulsa militante do MBL da Câmara na base do chute na bunda. Vídeo do @LulaMarques pic.twitter.com/W1JaRVqcaI
— GugaNoblat (@GugaNoblat) April 16, 2024
(Em atualização)