Descrição enviada pela equipe de projeto. No vilarejo de Veenoord, Países Baixos, a associação de habitação social Woonservice desejava construir uma habitação para idosos. A prefeitura já havia desenvolvido um plano padrão de alocação, mas a Woonservice desejava criar uma forma mais coletiva de habitação. Ao incentivar encontros entre os moradores, procurava-se reduzir a solidão entre os idosos. Para isso, a Specht projetou um complexo composto por 21 casas para idosos, um bicicletário e um espaço de convivência coletivo.
As casas foram construídas no antigo local de uma escola primária, que estava bem inserida na paisagem e entre as árvores. Portanto, a localização deu origem ao desenvolvimento de um tipo diferente de edifício – e uma forma de vida diferente – se comparado com as habituais casas isoladas e geminadas da vila. O complexo é projetado como um bloco solitário na paisagem verde, composto por dois volumes que se dobram em torno de um pátio central.
Os volumes são moldados de forma a preservar as árvores existentes. Os moradores têm a chance de se encontrar no pátio de forma casual e podem organizar atividades juntos na sala de estar comum, que também pode ser usada pelo bairro. O pátio é projetado especificamente para o local e, portanto, agrega valor a essa região.
O volume possui um telhado inclinado. A fachada de madeira no pátio é mais baixa e, portanto, mais íntima. A fachada de alvenaria do lado de fora é robusta e se encaixa bem em seu entorno verde. Esta fachada é feita de tijolo cor de areia, com 12 relevos diferentes. As molduras das janelas de madeira são escalonadas em profundidade gerando uma fachada animada com uma incidência variada de luz nos espaços de estar. Os moradores podem escolher entre dois espaços privados ao ar livre: o que está do lado de fora público e o que está conectado ao pátio coletivo. Dessa forma, eles podem escolher entre sol ou sombra e entre privacidade ou encontro com os vizinhos.
O espaço ao ar livre dentro e ao redor do pátio foi desenvolvido com a LAOS Landscape Architecture. Duas paisagens típicas de Drenthe podem ser reconhecidas: o pântano e o vale do riacho, separados por uma borda de castanheiras. O vale do riacho funciona como um leito para retenção de água da chuva. Bancos embaixo da árvore dão origem a encontros. As transições entre os espaços ao ar livre coletivos e privados foram cuidadosamente projetadas para garantir privacidade suficiente. A paisagem diversificada, com plantas nativas, aumenta a biodiversidade.
Esta forma de habitação coletiva é nova em Veenoord. Ao criar esse tipo de habitação, os idosos são incentivados a se mudarem de suas grandes casas para casas menores de um só andar e assim dar espaço para os mais jovens que estão em busca de uma casa familiar na vila.