O prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), candidato à reeleição, caminha a passos largos para conquistar o segundo mandato nas eleições de outubro. É o que indica a pesquisa divulgada, nesta quinta-feira (22), pelo Datafolha, a exatos 45 dias do primeiro turno do pleito.
Segundo o levantamento, o atual prefeito da capital de Pernambuco aparece absoluto na liderança, com 76% das intenções de voto. Se a eleição fosse realizada hoje, Campos venceria no primeiro turno.
De acordo com a pesquisa, a vice-liderança registra um empate técnico múltiplo: Gilson Machado (PL), com 6%; Daniel Coelho (PSD), com 5%; e Dani Portela (PSOL), com 4%; e Tecio Teles (Novo) marcou 1%.
Ludmila (UP), Victor Assis (PCO) e Simone Fontana (PSTU) não pontuaram na pesquisa. Segundo o Datafolha, 5% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco ou nulo, e 2% não souberam responder.
Rejeição
Além de aparecer bem à frente dos adversários, João Campos ostenta uma taxa de rejeição muito baixa, segundo o Datafolha. O prefeito do Recife é rechaçado por apenas 7% dos eleitores.
A líder, em termos de rejeição, é Ludmila (UP), com 39%. Em seguida, aparecem Gilson Machado (34%), Tecio Teles (31%) e Victor Assis (PCO), com 30%.
Continua depois da publicidade
Apoiado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), Daniel Coelho é rejeitado por 28% da população. São 26% os que rejeitam Simone Fontana (PSTU), enquanto 25% dos entrevistados dizem que jamais votariam em Dani Portela.
A pesquisa
O levantamento do Datafolha foi feito com 910 eleitores da cidade do Recife, entre os dias 20 e 21 de agosto de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-06023/2024.