A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados discute na próxima quarta-feira 3 com o ministro da secretaria criada para apoiar a reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, a proposta do governo de importar arroz.
O debate atende a pedido do deputado bolsonarista José Medeiros (PL-MT) e será realizado às 10 horas.
Pimenta deve ser questionado, inicialmente, sobre a decisão de importar o alimento após as chuvas no território gaúcho. Opositores e empresários questionam a medida sob alegação de que ela seria prejudicial aos produtores brasileiros.
O governo, por sua vez, nega a acusação e indica necessidade de se garantir um estoque para evitar desabastecimento e, principalmente, alta nos preços. A medida se deu, segundo o Planalto, pelo fato do Rio Grande do Sul responder por cerca de 70% da produção nacional de arroz. Como as chuvas e enchentes afetaram as lavouras, os estoques locais e a logística de distribuição, o governo federal decidiu facilitar a importação do produto.
Depois, Pimenta deve também ser perguntado sobre o leilão cancelado por suspeitas de irregularidades e o novo edital, que ainda não foi publicado. Tanto o cancelamento quanto a nova compra devem gerar debates por parte da oposição na Câmara.
No mês passado, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já foi ouvido na comissão e voltou a defender a compra do arroz importado.
(Com informações de Agência Câmara de Notícias)