O presidente Lula (PT) afirmou, nesta sexta-feira 7, que o governo federal prepara um novo pacote de medidas para ampliar o crédito para a população. No anúncio, ele evitou antecipar os detalhes das ações a serem oficialmente divulgadas na semana que vem.
“Temos alguns programas que vamos anunciar, não vou falar porque é surpresa, mas na semana que vem vamos começar a anunciar alguns programas porque quero mais crédito para o povo”, disse Lula durante um evento da iniciativa Água para Todos, na Bahia.
A ideia, explicou brevemente, é garantir que mais dinheiro circule entre a população de baixa renda como forma de reaquecer a economia.
“Na hora que o dinheiro começa a circular na mão das pessoas, ninguém aqui vai comprar dólar, ninguém vai depositar no exterior. Vocês vão comprar comida, vão comprar roupa, vão comprar material escolar, vão melhorar a vida da cidade de vocês”, sintetizou,
Apesar de não fornecer detalhes, Lula sinalizou que o pacote de medidas deve ter relação com os planos do governo para baratear os alimentos. A gestão tem, nas últimas semanas, discutido diferentes formas de reduzir os efeitos da inflação, em especial, nos itens que integram a cesta básica.
Uma das apostas, conforme destacou o ministro da Fazenda Fernando Haddad nos últimos dias, é a safra forte. O ministro é quem tem liderado as discussões sobre como conter o custo dos alimentos sem precisar “dar um cavalo de pau” nas políticas econômicas.
Nesta quinta-feira, pouco antes de subir ao palco do evento na Bahia, Lula também afirmou estar confiante no aumento da produção agrícola como forma de superar a atual crise nos preços.
“2025 será o ano da colheita. Vamos colher tudo o que nós plantamos em 2023 e 2024. Vocês vão ver que a colheita será farta, não só no agronegócio, mas nas políticas públicas do interesse do povo brasileiro”, disse o presidente em coletiva de imprensa nesta sexta-feira.
Eleições 2026
Durante a conversa com jornalistas na Bahia, Lula também tratou, brevemente, do processo eleitoral que se aproxima. Em 2026, ele deve concorrer ao seu quarto mandato como presidente.
“A campanha ainda não começou, só vai começar no ano que vem”, disse ao ser questionado sobre o pleito. Em tom de disputa, porém, afirmou que ‘derrotará a mentira’ ao longo dos próximos meses.
Já no palco do evento, Lula foi um pouco além e indicou se referir ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – e ao bolsonarismo – quando usa o termo ‘mentira’ em suas declarações.
“A vida inteira ele [Bolsonaro] só soube mentir, só soube contar vantagem e nunca fez nada. Em cada estado eu pergunto o que o governo passado fez e ele nunca fez nada, não fez estrada, não fez ponte e não fez nenhum programa social”, disse. “Ele [o ex-capitão] passou a vida inteira mentindo”, insistiu Lula.