Grandes Obras

Nível do Rio Branco, principal rio de Roraima, fica positivo após longo período em seca

Nível do Rio Branco, principal rio de Roraima, fica positivo após longo período em seca


O principal rio de Roraima, Rio Branco, finalmente mostra sinais de recuperação após um longo período de seca. Na tarde deste domingo (31), o rio atingiu um nível positivo de 9 centímetros, um marco significativo após 45 dias registrando níveis negativos.

De acordo com dados da Agência Nacional de Águas (ANA), disponibilizados pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), o Rio Branco entrou em déficit hídrico em 15 de fevereiro, devido à falta de chuvas no estado.

A situação se agravou em março, com o rio alcançando um nível de -39 cm no dia 23, um dos registros mais baixos e alarmantes para o ecossistema da região.

Atualizações Recentes do Nível do Rio Branco – Boa Vista

– Última atualização: 01/04, às 19:30 (4 centímetros)

– Pico do dia: 1/04, às 10:15 (9 centímetros)

– Pior registro recente da seca: 23/03, às 22:00 (- 39 centímetros)

– Primeiro registro positivo após 45 dias: 31/03 às 17:00  (-1 centímetro)

Apesar da seca severa em março, a recuperação do nível do Rio Branco já era antecipada por especialistas na área. Quando o nível do rio estava negativo, a pesquisadora Jussara Cury, comentou sobre a situação, destacando a influência das condições climáticas na região:

“Esse cenário de recessão é devido aos acumulados de chuva abaixo do normal para esse período na região. Contudo, estão previstas chuvas para esta semana e, apesar de ser um volume pequeno, a expectativa é que o ritmo de recuo do rio diminua” explicou.

Paralelamente, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelaram um aspecto preocupante que afeta não apenas o Rio Branco, mas toda a região de Roraima. Em 2024, o estado registrou o maior número de focos de incêndio no país, com cerca de 4.055 queimadas detectadas, uma consequência direta da seca histórica pela qual o estado passa.



Fonte: CNN Brasil

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *