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“Pessoas entram na loja chorando”, diz diretor de rede, sobre clientes atingidos pelas cheias

“Pessoas entram na loja chorando”, diz diretor de rede, sobre clientes atingidos pelas cheias



“Já estive em loja atendendo pessoas e elas entram chorando.” A descrição é feita por Rogério Knebel, diretor de Negócio da rede gaúcha TaQi, dando a dimensão de como a tragédia climática está mudando o ambiente do varejo onde famílias perderam tudo ou quase tudo.

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Tanto que Knebel, ao comentar sobre a demanda para reposição de mobiliário ou reconstrução após a inundação, mesmo admitindo que já movimenta as vendas, avisa:

“Não quero comemorar. Preferia estar crescendo 20% por uma questão natural. Tenho de respeitar a dor destas pessoas”.

O diretor de Operação da rede, que pertence ao grupo Herval e passa neste momento por um reposicionamento, mudança de layout interno e fortalecimento de categorias de produtos em lojas e abertura de filial, explica que são duas frentes de ação para lidar com os impactos e como receber os consumidores atingidos. Uma delas é no cuidado em como receber os clientes que estão sofrendo as perdas e outra na condição de pagamento. 

“Quando a gente vende um produto para alguém, ele nos paga com dinheiro, mas ele botou o que tem de mais precioso na vida: o tempo dele para ganhar aquele dinheiro. A maioria dessas pessoas quase que botou o tempo da vida que elas tinham e perderam tudo“, pontua o executivo.

A coluna Minuto Varejo encara a mensagem de Knebel como uma reflexão crucial e que pode influenciar mais varejos e seus times.

“Sim, a economia vai movimentar. Sim, vamos vender mais, mas é um momento que, como empresa, temos de trabalhar para oportunizar que essas pessoas consigam comprar o máximo possível para restabelecer o mínimo da dignidade delas, que é ter um lugar para morar novamente“, acrescenta o diretor.

Na hora da venda, a rede adotou parcelamento em 12 vezes sem juros no cartão de crédito e 15 vezes no cartão próprio. No crédito direto (CDC), o prazo pode ir a 36 vezes. Além disso, tem pacote de fontes, como uso do FGTS, para compras, e vale-compra para quem quer ajudar outras pessoas. “O cliente faz o vale, e quem foi atingido vai comprar”, descreve.

A inadimplência disparou nas regiões afetadas, e a TaQi deu mais prazo sem custo e está refinanciando os débitos, em casos com maior extensão de perdas e até para dar condição a clientes nessa situação para contrair mais crédito. 

Impacto das inundações na rede física da TaQi

A rede teve cinco das 57 lojas atingidas pelas cheias e com perda quase total nas afetadas. São elas, as de São Sebastião do Caí – pela segunda vez seguida, e já reabriu -, São Leopoldo (já voltou), Três Coroas (em processo de reabertura), Igrejinha (reabre nos próximos dias) e Rio Grande (ainda com água). Knebel não revela o prejuízo, mas dá uma pista:

“Perto do milhão. Todas as linhas de produtos foram perdidas, com água que chegou a 1,5 metro”.

TaQi: lojas focam construção e acabamentos 

Além do tema da conjuntura climática, a rede se mobiliza em mudanças que vão de reformas em todas as operações, que serão concluídas este mês, a novo posicionamento, com maior relevância a categorias ligadas à construção e a acabamentos.

“Nossas lojas continuam com todo mix, mas vai ter direcionamento para linhas prioritários. Os pontos físicos vão destacar mais linhas de acabamentos, iluminação, tintas, louças e metais sanitários e para cozinha“, detalha Knebel.

A mudança começou no fim de 2023. “Construção sempre foi uma área muito forte. Está na razão social original, como madeireira. Mas não é voltar às origens, mas fortalecer o que já fomos reconhecidos”, completa o diretor.

Outra novidade é a abertura da primeira filial, e que deve ser a única, este ano, que foi em Carlos Barbosa. A rede volta á cidade e reforça a presença na Serra Gaúcha. 

 



Fonte: Jornal do Comércio

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