Grandes Obras

Salão do Móvel de Milão 2024: os melhores lançamentos da feira

Salão do Móvel de Milão 2024: os melhores lançamentos da feira




Durante seis intensos dias, os pavilhões da Fiera Milano Rho se abriram para receber o que há de mais atual e sofisticado em mobiliário. Confira os destaques Discípulos do design de todo o mundo fizeram a sua peregrinação anual a Milão para a 62ª edição do Salão do Móvel, palco indispensável para quem busca inspiração e tendências no universo da casa e decoração. Durante seis intensos dias, os pavilhões da Fiera Milano Rho se abriram para receber o que há de mais atual e sofisticado em mobiliário, revelando lançamentos de designers renomados como Philippe Starck e Patricia Urquiola, além da presença das marcas de luxo mais desejadas do mundo. Não faltaram também novidades tecnológicas, como móveis inteligentes e sustentáveis, evidenciando a crescente preocupação da indústria por um futuro mais verde — tudo em uma área expositiva de 172.500 m².
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
A seguir, confira os lançamentos mais interessantes do Salão do Móvel de Milão:
Kartell
As cadeiras H.H.H., design Philippe Starck para Kartell, estofadas com tecidos exclusivos da Liberty
Divulgação
A Kartell levou ao Salão do Móvel uma série de lançamentos assinados por Philippe Starck. A grande novidade foi a collab com a Liberty, que originou novas edições da cadeira H.H.H. (Her Highest Highness), agora disponível em versão estofada em seis tecidos exclusivos da marca inglesa, com estampas florais vivas e cinco cores criadas especialmente para a Kartell. Starck criou também a coleção I.A., cujas peças foram aperfeiçoadas pela inteligência artificial — destaque para a O.R.I., cadeira dobrável feita com materiais recicláveis.
Cadeira O.R.I., design Philippe Starck para Kartell
Divulgação
A marca ainda apresentou os abajures Teresa, assinados por Ferruccio Laviani. A peça com formas sinuosas evoca a imagem de pétalas que se abrem delicadamente, criando um efeito de luz envolvente e acolhedor. No Salão do Móvel, uma seleção de cores de edição limitada foi apresentada: Âmbar, Azul Claro, Gasolina e Malva.
Abajur Teresa, design Ferruccio Laviani para Kartell
Divulgação
Glas Italia
Espelho Menteur, design Philippe Starck para Glas Italia
Divulgação
O espelho hipnotizante Menteur, design Philippe Starck, se mostra côncavo ou convexo, a depender do ponto de vista. Isso é possível graças a uma complexa técnica de curvatura nunca antes utilizada, que reflete fielmente a imagem na parte central, mas deforma-na de forma mágica e inesperada na borda perimetral.
Estante Obliquo, design Piero Lissoni para Glas Italia
Divulgação
Definição de peça-desejo é a estante Obliquo, de Piero Lissoni. A superfície externa possui acabamento cromado espelhado especial, enquanto a superfície interna é em espelho opaco, que reflete as imagens de forma borrada e indefinida.
Mesa Babar, design Patricia Urquiola para Glas Italia
Divulgação
Outro lançamento da marca foi a mesa Babar, assinada por Patricia Urquiola, feita com grãos e cacos de vidro 100% reciclados. Cada peça é feita à mão e caracterizada por uma superfície e geometria irregulares, apresentando um aparência orgânica e única. As pernas são facilmente montadas e desmontadas graças a um sistema de placas metálicas. Disponível em cinco cores diferentes, sempre ligeiramente variáveis e não homogêneas: gelo, jade, argila, mel e lavanda.
Kettal
Sofá Insula, design Patricia Urquiola para Kettal
Divulgação
O sofá Modular Insula é a interpretação atualizada de Patricia Urquiola dos assentos tradicionais usados nos tradicionais Majlis árabes, onde os membros da comunidade se reuniam para discutir eventos e questões locais, entreter convidados, construir amizades e se divertir. Formalmente, é um sofá modular racional com tons muito suavizados, formas e altura baixa, com uma Ísula no encosto que concentra todo o protagonismo do design.
Tacchini
Sofá Solar, design Faye Togood para Tacchini
Andrea Ferrari/Divulgação
Em parceria com a designer Faye Togood, a Tacchini apresenta a coleção Cosmic, com peças acolchoadas que quase parecem de outro planeta. Destaque para o sofá Solar, estofado que à primeira vista parece uma pilha de almofadas. A peça combina formas esculturais e suavidade, propondo uma nova interpretação do icônico estofamento da marca italiana. O tecido é deliberadamente enrugado, para dar um impulso generoso ao assento.
Nanimarquina
Nanimarquina apresenta novos tapetes inspirados nas obras do artista espanhol Eduardo Chillida
Divulgação
Obras do espanhol Eduardo Chillida foram transformadas em tapetes pela Nanimarquina, em nova coleção que celebra os 100 anos de nascimento do artista.
Alpi
A linha Wooclé, assinada por Gamfratesi, feita com madeira bidimensional. Sua técnica de fabricação permite trazer profundidade e textura mesmo a uma superfície plana, criando assim uma experiência visual completa
Divulgação
A Alpi, referência em superfícies decorativas de madeira, apresentou novas criações assinadas por Gamfratesi, Konstantin Grcic e Piero Lissoni. As madeiras listradas, flamejadas, frisadas e de design surgem como protagonistas da coleção, acompanhadas de novas texturas de materiais e tonalidades de cores, a exemplo da linha Wooclé, feita com madeira bidimensional. Sua técnica de fabricação permite trazer profundidade e textura mesmo a uma superfície plana, criando assim uma experiência visual completa.
Gufram
Cactus, de Guido Drocco e Franco Mello, ganharam novas opções de cores em edição limitada
Divulgação
Conhecida por suas peças espirituosas e irreverentes, a Gufram apresentou no Salão do Móvel uma edição limitada dos famosos Cactus, criação de Guido Drocco e Franco Mello, agora em novas opções de cores: ultravioleta, gammablue e infravermelho. Apenas 365 unidades das peças foram produzidas.
Poliform
Sofá Ernest, design Jean-Marie Massaud para Poliform
Divulgação
Jean-Marie Massaud, Emmanuel Gallina e, pela primeira vez, Stefano Belingardi Clusoni, dão a assinatura das principais novidades apresentadas pela Poliform neste ano, com estofados e mobiliário para diferentes ambientes. Entre os destaques, o sofá modular Ernest, assinado por Jean-Marie Massaud, com acabamento macio e volumes sofisticados inspirados em uma almofada de plumas. Já a estreia da parceria entre Clusoni e Poliform se deu com a poltrona Loai, cujo diferencial é o contraste entre seu tamanho compacto e assento extragrande.
Poltrona Loai, design Stefano Belingardi Clusoni para Poliform
Divulgação
Gervasoni
Poltrona Plumeau, design Cristina Celestino para Gervasoni
Max Rommel
Com novidades para áreas externas e internas, a Gervasoni revelou criações assinadas por nomes como Cristina Celestino, que apresentou a poltrona Plumeau, com traços sinuosos que valorizam o tecido. Seu assento é emoldurado por uma cortina de tecido que delineia a peça repleta de curvas.
Flexform
Sofá Camelot, design Antonio Citterio para a Flexform
Divulgação
A marca apresentou o sofá Camelot, design Antonio Citterio, com estrutura modular personalizável e visual esbelto marcado por suportes metálicos e uma barra cilíndrica em madeira (com opção revestida em couro). As almofadas do encosto apresentam proporções generosas e um envolvente acolchoamento de penas de ganso.



Fonte: casa Vogue

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *