Grandes Obras

Salto Studio vence concurso recuperação da antiga Colónia Balnear da Areia Branca na Lourinhã

Salto Studio vence concurso recuperação da antiga Colónia Balnear da Areia Branca na Lourinhã


O júri considerou que, dos 26 trabalhos apresentados no concurso, e conforme o Relatório Final de Júri, a proposta vencedora, da autoria de Salto Studio (André Nave), “revela não apenas um entendimento muito claro dos princípios do programa, como, na sua interpretação dos valores da envolvente e do edifício existente” propondo “uma linguagem arquitetónica inovadora”. O Júri acrescenta, ainda, que “na leveza das soluções e no rigor da organização espacial, revela-se um «exercício de cultura» que resultará sem dúvida num espaço cultural emblemático para a região”.

O trabalho do concorrente GGLLatelier, Lda, classificado em 2º lugar, “é exemplar na forma como introduz o tema da reabilitação e das estratégias de intervenção. Numa abordagem de valorização dos elementos construtivos e na manutenção da volumetria, procurou soluções de integração na paisagem muito acertadas. O trabalho de paisagismo revela na solução um cuidado com a manutenção da paisagem local, mas também na relação dos espaços interiores com essa paisagem”, lê-se no Relatório do Júri.

Quanto ao trabalho classificado em 3º lugar, da autoria de Francisco Luís Mineiro Freire, o Júri refere que “o projeto é testemunho de uma abordagem criativa, inovadora e que aborda a questão da reabilitação duma forma verdadeiramente sustentável”.

O trabalho apresentado pela concorrente Elena Maria Rossi e classificado em 4º lugar apresenta-se, segundo o Júri, como um “projeto bem fundamentado, com uma proposta de reabilitação que arrisca uma linguagem verdadeiramente dissonante por oposição a uma atitude puramente conservadora”, sendo “um projeto com uma abordagem própria e cujo mérito se reconhece”.

O trabalho classificado em 5º lugar, do concorrente LUPASTUDIO, Lda, responde de forma coerente ao programa de concurso apresentando uma linguagem assente “sobre uma variação de volumes e diferenciação dos planos de fachada com materialidades variadas”.

Os 26 trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto de recuperação do edifício da antiga Colónia Balnear da Areia Branca na Lourinhã, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:

1º classificado

Concorrente: Salto Studio (André Nave)

Coordenação: André Nave

2º classificado

Concorrente: GGLLatelier, Lda

Coordenação: Ana Gabriela Bastos Gonçalves

3º classificado

Concorrente: Francisco Luís Mineiro Freire

Coordenação: Francisco Luís Mineiro Freire

4º classificado

Concorrente: Elena Maria Rossi

Coordenação: Maria Benedita Pacheco de Amorim Forrester Zamith

5º classificado

Concorrente: LUPASTUDIO, Lda

Coordenação: Pedro Miguel da Silva Cunha

Galeria



Fonte: Espaço da Arquitetura

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *