O presidente Joe Biden disse que a Arábia Saudita e outros países árabes estão “preparados para reconhecer totalmente Israel” durante comentários em uma arrecadação de fundos fora das câmeras na noite de quinta-feira (28), de acordo com repórteres presentes.
Ele repetiu os apelos a um “plano pós-Gaza” para Israel, incluindo “um comboio para uma solução de dois Estados”.
As observações refletem a maior vontade de Biden de pedir publicamente a Israel para aumentar os esforços para proteger os civis palestinos em Gaza.
“Não vou entrar em detalhes agora. Mas veja, tenho trabalhado com os sauditas e com todos os outros países árabes, incluindo o Egito, a Jordânia e o Catar. Eles estão preparados para reconhecer plenamente Israel, reconhecer plenamente Israel para o primeira vez”, disse Biden, segundo relatos de jornalistas presentes.
“Mas tem de haver um plano pós-Gaza, e tem de haver um comboio para uma solução de dois Estados, não tem de ocorrer hoje, mas tem de haver uma progressão, e penso que podemos fazer isso”, disse Biden.
A arrecadação de fundos, que contou com Biden conversando com os ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton, foi interrompida pelo menos quatro vezes por manifestantes, com pelo menos três pedindo um cessar-fogo imediato em Gaza.
“Tudo bem. Deixa eles irem. Há muitas pessoas que são muito, muito – há muitas vítimas inocentes, israelenses e palestinas. Precisamos levar mais alimentos, remédios e suprimentos aos palestinos”, disse Biden, segundo relatos.
“Mas não podemos esquecer que Israel está numa posição em que a sua própria existência está em jogo. Você tem que ter todas essas pessoas. Eles não foram mortos. Eles foram massacrados. Eles foram massacrados.”
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe: