Grandes Obras

Comissão de Educação, comandada por Nikolas Ferreira, terá debate com presença de Camilo Santana – Educação – CartaCapital

Comissão de Educação, comandada por Nikolas Ferreira, terá debate com presença de Camilo Santana – Educação – CartaCapital



A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, comandada pelo deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG), recebe nesta quarta-feira 12 o ministro Camilo Santana.

O chefe da pasta da Educação do governo Lula (PT) foi convidado a participar de um debate a pedido de quatro deputados, um do PT – Pedro Uczai (PT-SC) – e outros três da oposição – Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), André Fernandes (PL-CE) e Adriana Ventura (Novo-SP).

Camilo Santana, conforme apontam os convites, deverá tratar de pelo menos três temas relacionados a sua pasta, sendo a greve nas universidades federais o principal.

Pedro Uczai, autor de um dos convite aos ministro, afirma que o MEC tem demonstrado compromisso contínuo com a melhoria e o fortalecimento da educação em todos os níveis no Brasil.

“No ano de 2023, o MEC realizou ações significativas como a retomada de obras da educação básica e a implantação de programas estratégicos como Escola em Tempo Integral”, cita Uczai no convite.

Opositores, no entanto, citam o congelamento de verbas e obras paradas como pontos que necessitam de esclarecimentos de Camilo.

“As ações ligadas à pesquisa e assistência estudantil em universidades e no ensino básico estão entre as mais impactadas [com o corte de orçamento]”, afirma Bilynskyj.

André Fernandes, por sua vez, critica a quantidade de obras paralisadas na educação e afirma que, até o momento, o MEC não deu começou nenhuma obra nova, só finalizou construções que já estavam em execução.

“Seis em cada dez obras paradas são de construções de escolas, mas há também quadras, coberturas, reformas e ampliações de salas de aula, que beneficiariam cerca de 741 mil alunos.”

Nesta segunda, dois dias antes de ir à Câmara, Camilo Santana participa de um anúncio de 5,5 bilhões de reais em investimentos para universidades brasileiras. O evento ocorre em Brasília, com a presença do presidente Lula e de reitores das instituições de ensino.

Desse montante, mais de 3 bilhões serão usados na consolidação de estruturas, 600 milhões serão destinados à expansão e os outros quase 2 bilhões devem compor o orçamento de hospitais universitários.

(Com informações de Agência Câmara de Notícias)



Fonte: Carta Capital

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *