Grandes Obras

Dia do cacau: entenda as referências da música de abertura de “Renascer“

Dia do cacau: entenda as referências da música de abertura de “Renascer“


Escrita originalmente em 1993, “Renascer” tem como plano de fundo de sua história o cultivo do cacau. De acordo com um documento divulgado em 2022 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil é o 6º maior produtor mundial do fruto.

Seja através da história de superação de José Inocêncio (Marcos Palmeira) ou da abertura do remake da novela, o cacau está sempre presente na trama — ilustrando a sua importância para o nosso país.

No entanto, a música de abertura da produção não descreve a forma como o cacau chegou ao Brasil. Intitulada “Lua Soberana”, a canção é de Sérgio Mendes e foi lançada em 1992, um ano antes da novela original ir ao ar.

Na época, a música era usada apenas para ilustrar algumas cenas em que o cultivo do cacau era mostrado, além de marcar a ida e a volta dos intervalos comerciais.

Em sua letra, a canção fala: “Veio de Madagascar/ ilê ilê ilá essa lua soberana/ Sobre as águas de Iemanjá ilê ilê ilá/ Neste mar de rosa branca”.

Ainda que música tenha ficado marcada no imaginário brasileiro por conta do cacau, em nenhum momento de sua letra o alimento é citado. Na verdade, a canção fala sobre o misticismo da lua e das crenças de religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé.

Em outra parte, a letra ainda fala: “Essa lua veio a Salvador/ Arrastada por um pescador/ Ilha das marés/ Mestre de afoxés”.

Apenas por coincidência, a música faz referências à Bahia, considerada uma das maiores responsáveis pela produção nacional da amêndoa de cacau no Brasil.

Para a música, Salvador simboliza o berço para onde as crenças africanas foram trazidas inicialmente durante a colonização. Já para o cenário do cacau, assim como é mostrado na novela, Ilhéus é a principal cidade de sua produção.

Qual é a origem do cacau?

Originado da Amazônia equatoriana, foi a Venezuela que introduziu seu cultivo na América do Sul. No Brasil, a mais antiga referência ao cultivo do cacau é de 1655, quando o vice-rei D. Vasco de Mascarenhas julgou necessário a intensificação do plantio, principalmente na Bahia, por ter um clima semelhante ao amazônico.

O dia do cacau é comemorado neste dia 26 de março, sendo um projeto de lei de autoria do deputado Athayde Armani, estabelecido para discutir e buscar soluções para os cacaueiros do Espírito Santo e da Bahia.



Fonte: CNN Brasil

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *