Grandes Obras

Eleitores curitibanos avaliam governo Lula em nova rodada da Paraná Pesquisas; veja os resultados – Política – CartaCapital

Eleitores curitibanos avaliam governo Lula em nova rodada da Paraná Pesquisas; veja os resultados – Política – CartaCapital


O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta terça-feira 14, um novo levantamento que mostra a avaliação de eleitores de Curitiba ao terceiro mandato do presidente Lula (PT). Os dados oscilaram dentro da margem de erro e indicam, portanto, estabilidade se comparados ao último levantamento na capital do Paraná.

Ao todo, na pesquisa desta terça-feira, Lula tem 61% de desaprovação e 35% de aprovação na cidade. Em março, quando o instituto entrevistou eleitores curitibanos, os resultados eram de 59,9% e 37,1%, respectivamente.

A pesquisa também mostra que 51,3% dos eleitores entrevistados avaliam a atual gestão como ‘ruim ou péssima’. A avaliação ‘ótimo ou bom’ para se referir ao governo Lula é feita por 25,1% dos curitibanos. Novamente os dados oscilaram dentro da margem de erro.

Na capital paranaense, os resultados da pesquisa indicam, também, o peso do apoio de Lula a um candidato na cidade. Ao todo, 61% ‘jamais votariam’ em um candidato apoiado pelo atual presidente. Outros 23,1% ‘poderiam votar’ e 12,4% ‘com certeza votariam’ no apadrinhado do petista.

Em Curitiba, o melhor ‘cabo eleitoral’ é o atual governador Ratinho Jr. (PSD). Nesse caso, são 31,1% de eleitores que indicam que ‘com certeza votariam’ em um candidato apoiado pelo governador. Outros 42,8% ‘poderiam votar’ e só 22,6% ‘jamais votariam’.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, ajudaria ‘com certeza’ em 26,6% e ‘poderia’ ajudar 28,7% dos casos. A rejeição ao apadrinhado do ex-capitão é de 43,0%.

A pesquisa desta terça-feira ouviu 800 eleitores de Curitiba, em entrevistas pessoais, entre os dias 8 e 13 de maio. A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.



Fonte: Carta Capital

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *