- Área:
5736 m²
Ano:
2023
Quietude e Movimento. Através da interação entre geleiras e água do mar, o gelo glacial, que possui uma idade média superior a 5.000 anos, eventualmente se deslocará em direção ao oceano e se transformará em icebergs que passam por um contínuo deslocamento pelo fluxo das correntes oceânicas. Em nossa opinião, o fascínio pelos icebergs não reside apenas nos milhares de anos de gelo inalterado e na localização imprevisível devido ao deslocamento. Também deriva dos misteriosos sete oitavos submersos no mar, como mencionado pelo escritor Ernest Hemingway.
Em 2021, em meio aos lagos e ilhas pitorescas de LUXELAKES em Chengdu, embarcamos em uma missão para construir um “iceberg” para crianças, encorajando-as a mergulhar nos enigmas mais profundos e intricados do mundo. O processo original de projeto e construção foi prolongado de dez meses para dois anos. A quietude e o movimento progrediram simultaneamente durante este período – arquitetura estática e crenças inabaláveis, condições de construção em mudança e exploração contínua. Como resultado, o Museu Infantil Dotsss finalmente abriu em outubro de 2023. Este iceberg, por fim, flutuou no oceano dos corações das crianças.
Local em Fluxo. O projeto está situado a noroeste de Luxelakes, logo em frente à vibrante Luxezone. É cercado por instalações esportivas e de lazer, como um centro esportivo, uma área de acampamento e blocos comerciais, mostrando a energia e a vivacidade da área. De fato, este local é um ambiente mais “dinâmico” do que inicialmente imaginamos. Desde o início do projeto até a etapa de execução, o entorno do projeto têm mudado consistentemente. Mesmo após a conclusão, ele permanece em um estado de fluxo. É necessário que uma edificação sempre se ajuste aos seus arredores? Diante de um ambiente em constante evolução, pode ser mais adequado construir um volume que permaneça firme em meio às mudanças.
Necessidades Desconhecidas. Esta é uma edificação que realmente permaneceu inalterada? A dialética do material nos diz que o estático é relativo. O volume permanece fixo em sua localização, mas este museu se desvia do conceito tradicional. Nas fases iniciais do projeto, reconhecemos que este museu infantil, ao contrário dos tradicionais, não foi projetado para simplesmente olhar para história, mas sim, para avançar em direção ao futuro – atendendo às crianças, mostrando a diversidade do mundo através de seus vários espaços e exposições, e incentivando os jovens espectadores a explorar e contemplar ativamente à sua maneira. Com base na experiência anterior em projetos de museus, as dimensões da sala de exposições, a forma do espaço e outros elementos de design relacionados foram tipicamente abordados com base no conteúdo específico das exposições. No entanto, neste projeto, assim como as condições imprevisíveis do local, o conteúdo da exposição também era temporariamente desconhecido devido ao breve prazo de construção.
Isso implica que, dentro de um prazo extremamente curto de projeto e construção, o local não só deveria atender aos requisitos amigáveis das crianças, mas também estar equipado com salas auxiliares e instalações adequadas para um museu. Mais importante ainda, o espaço também precisava ser flexível o suficiente para se adaptar às diversas necessidades de exposição. Para reduzir a influência das instalações necessárias às exposição na forma, na fase de projeto arquitetônico, um espaço quadrado e mais adaptável possível pode oferecer oportunidades para o futuro crescimento. Sob a premissa de garantir que a arquitetura não sofra uma grande mudança, a forma simples da caixa quadrada pode ser alterada prontamente sob demanda, ao mesmo tempo em que maximiza a capacidade do espaço, trazendo mais riqueza e liberdade.
Fluidez no Fluxo. Nosso objetivo era criar uma experiência adaptável e sem restrições para as crianças, ou seja, nos esforçamos para não limitar a visita a uma rota definida. Cada caixa não é definida como um parque de diversões independente. Elas estão abertas umas para as outras, ligadas por átrios e pátios ao ar livre, e circundadas por áreas de atividade de tamanhos variados. Dessa forma, o percurso se torna altamente flexível, e o pátio é como uma versão limitada da “Porta para Qualquer Lugar” do Doraemon do museu, permitindo que os visitantes escolham livremente a sala de exposições desejada após atravessar o pátio. Este discreto guia espacial está mais de acordo com as tendências naturais das crianças, permitindo que elas corram livremente sem obstáculos dentro da sala de exposições. Elas podem apreciar plenamente as vistas que passam e a brisa tocando seus ouvidos.
Além das rotas de visita entre as salas de exposições, existem também janelas grandes conectando o interior e o exterior do volume. Isso faz com que as paisagens dentro e fora sirvam como “exposições” que podem ser exploradas pelos visitantes. Para os transeuntes na praça do lado de fora, as exposições e atividades visíveis através das janelas de vidro servem como uma atração e apresentação. Por outro lado, para o público dentro das salas de exposições, os transeuntes do lado de fora também são uma espécie de cenário de exploração e observação.
Cubos Transformados. Os cubos são simplesmente dispostos seguindo os contornos do entorno. Olhando desde cima, a relação planejada dos cubos é mais intuitiva. Além disso, uma mudança a ser observada é o cronograma de construção. Para cumprir os requisitos de construção rápida, tentamos implementar uma abordagem diferente ao realocar a maior parte dos equipamentos para o terraço ao ar livre. Dessa forma, é possível evitar a construção cruzada entre os interiores e a arquitetura, mesmo quando estão sendo projetados e construídos simultaneamente. A questão subsequente é que, à medida que mais unidades de ar condicionado, tanques de água contra incêndios e outros equipamentos são adicionados ao terraço, a arquitetura perde sua leveza original.
A variabilidade e complexidade das condições de construção nos obrigam a considerar como resolver diversas questões de forma mais simples e direta. Isso parece ressoar com a forma de “ocultação e cobertura” nas criações de land art de Christo e Jeanne-Claude. Como resultado, cobrimos os cubos com um tecido. A malha de alumínio em grande escala originalmente planejada era muito macia e fácil de enrugar, então acabamos substituindo-a por uma membrana tensionada. A estética geométrica do iceberg é totalmente expressa à medida que a membrana tensa semitransparente traz mudanças geométricas em cascata sob diferentes ângulos de visão e condições de iluminação. Esse imenso tecido macio conecta vários cubos em sucessão, escondendo os equipamentos que foram movidos para a cobertura, e suaviza as bordas da caixa em um borrão indistinto e enigmático. A camada intermediária formada entre a membrana tensa e o cubo serviria como um espaço semiaberto na cobertura especialmente preparado para crianças, atendendo ao desejo de infância de subir no telhado. Infelizmente, o plano não se concretizou, pois mais equipamentos foram instalados na cobertura.
Abordagem Consistente. O cotidiano comunica mensagens para a sociedade, enquanto o diferente pode cativar a atenção, um método de investigação pelo qual sempre fomos fascinados. A forma regular de caixa é o estilo mais comum de expressão para a arquitetura. Sua cotidianidade sinaliza às pessoas que este é um espaço a ser descoberto. Quando essas caixas dispersas são envoltas em uma membrana tensionada para formar um todo, as bordas arquitetônicas distintas e suaves sob a membrana assumirão uma forma atraente. A aparência branca imaculada do volume se assemelha a um iceberg que apareceu repentinamente neste local, proporcionando ao público uma experiência arquitetônica familiar, mas desconhecida.
O iceberg revela apenas uma pequena parte de sua massa acima da superfície da água, e as pessoas usam sua imaginação para descrever o verdadeiro contorno do iceberg abaixo da superfície. Assim como o Museu Infantil Dotsss, este espaço delimitado cativa as crianças, permitindo que percebam o mundo, guiando-as para descobrir seus interesses e incentivando-as a explorar os inúmeros mistérios do planeta. Neste “iceberg”, várias formas de quietude e movimento abundam: como os volumes limitados a suas formas físicas e as experiências de design e construção em constante mudança. O único aspecto consistente tem sido nosso desejo de transmitir uma mensagem sobre educação ao público através de nosso projeto, desde a Escola até o Museu Infantil Dotsss. Acreditamos que uma edificação infantil é mais do que apenas um lugar estacionário para aprender; é uma plataforma educacional dinâmica e em constante mudança. Talvez o ditado “Olhar para algo como parece, olhar para algo como significa, olhar para algo como é” encontre uma nova interpretação neste museu infantil.